Documentation

Etiqueta Corporativa

Script responsável por exibir dicas de etiquetas corporativa baseado em uma lista excel.

Obs.: o script pega 5 dicas de forma aleatória da lista, com um cache de 3 dias.

FEED


Exemplo:

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            <created>2021-01-05 11:29:08</created>
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            <title>Fa&#xE7;a elogios verdadeiros &#xE0;s pessoas</title>
            <text>Aprenda a enxergar os pontos positivos de cada um e enalte&#xE7;a-os. Mas lembre-se que elogiar n&#xE3;o &#xE9; bajular!</text>
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            <title>Cuide de como tratar as pessoas</title>
            <text>N&#xE3;o &#xE9; recomend&#xE1;vel criar apelidos, ou chamar os outros por uma vers&#xE3;o mais curta de seu nome, sobretudo em ambientes mais formais. Procure chamar as pessoas pelo nome.</text>
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            <title>Sempre levante para cumprimentar o outro</title>
            <text>N&#xE3;o abandonar a cadeira ao ser apresentado a outra pessoa &#xE9;, antes de tudo, uma postura mal educada. Levantar-se indica que a sua presen&#xE7;a &#xE9; importante.</text>
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            <title>Posi&#xE7;&#xE3;o pol&#xED;tica</title>
            <text>Sua posi&#xE7;&#xE3;o pol&#xED;tica &#xE9; sua e por isso tente se manter neutro no local de trabalho. Compartilhar vis&#xF5;es partid&#xE1;rias de forma enf&#xE1;tica pode ofender algu&#xE9;m, mesmo que indiretamente.</text>
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            <title>Lembre que o espa&#xE7;o &#xE9; compartilhado</title>
            <text>Escrit&#xF3;rios sem paredes s&#xE3;o cada vez mais comuns, o que pro&#xED;be certas atitudes. Voc&#xEA; pode afetar a concentra&#xE7;&#xE3;o dos colegas se comer um lanche com odor forte, por exemplo.</text>
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Lista:

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        <titulo>Pontualidade</titulo>
        <texto>Seja pontual em seus compromissos e respeite os horários. Organize-se para chegar sempre cedo no trabalho e em reuniões. Esteja atento aos prazos de entrega e cumpra-os à risca.</texto>
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        <titulo>Vestimentas</titulo>
        <texto>Vista-se de forma discreta, evite modismos, decotes reveladores e excesso de acessórios.</texto>
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        <titulo>Postura</titulo>
        <texto>Use a linguagem corporal a seu favor. Com postura e movimentos corretos você pode influenciar positivamente as pessoas ao seu redor. Mantenha a postura ereta ao ficar de pé.</texto>
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        <titulo>Demonstre Confiança</titulo>
        <texto>Ao conversar com as pessoas, mantenha sempre contato visual, ombros para trás e cabeça erguida, isso demonstra confiança. Quando estiver sentado, procure manter a coluna ereta.</texto>
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        <titulo>Tom de Voz</titulo>
        <texto>Controle o tom e o volume de sua voz. Mantenha um tom de voz neutro e controle suas emoções para não demonstrar sentimentos negativos como agressividade, deboche e irritabilidade.</texto>
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        <titulo>Cuidado com as risadas</titulo>
        <texto>Risadas e gargalhadas altas são inadequadas.</texto>
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        <titulo>Bom humor sem exageros</titulo>
        <texto>Todos desejam trabalhar em um ambiente com atmosfera agradável, mas há limite para o humor: evite piadas e brincadeiras. Expresse seu bom humor sendo simpático, e agradável.</texto>
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        <titulo>Seja educado</titulo>
        <texto>Sempre peça licença ao entrar em um ambiente. Cumprimente todas as pessoas. Bastam um sorriso e um “bom dia” ou “boa tarde”. Ao entrar na sala, espere um convite para se sentar.</texto>
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        <titulo>E-mail em dia</titulo>
        <texto>Procure acessar com frequência o e-mail corporativo e enviar respostas rápidas de forma clara e objetiva. Quem envia um e-mail espera por uma resposta.</texto>
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        <titulo>Respeite o intervalo</titulo>
        <texto>O intervalo de trabalho é o momento em que você pode resolver questões pessoais, dar telefonemas e conversar sobre amenidades com seus colegas.</texto>
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        <titulo>Fique longe das fofocas</titulo>
        <texto>Evite fazer perguntas pessoais aos seus colegas. Evite expor sua vida privada e não participe de fofocas.</texto>
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        <titulo>Imagem profissional</titulo>
        <texto>Não fale mal da empresa em que trabalha. Além de antiético, falar mal da empresa onde se trabalha pode denegrir sua imagem profissional.</texto>
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        <titulo>Ao conversar com as pessoas</titulo>
        <texto>Evite cruzar os braços ou apoiá-los na cintura, pois isso pode transmitir passividade e desinteresse na conversa.</texto>
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        <titulo>Dicas ao Falar</titulo>
        <texto>Gesticular um pouco ao falar pode dar mais confiabilidade ao que está sendo dito, além de ajudar a formar pensamentos mais claros.</texto>
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        <titulo>Cuide de como tratar as pessoas</titulo>
        <texto>Não é recomendável criar apelidos, ou chamar os outros por uma versão mais curta de seu nome, sobretudo em ambientes mais formais. Procure chamar as pessoas pelo nome.</texto>
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        <titulo>Utilização do E-Mail</titulo>
        <texto>Não utilize o e-mail da empresa para assuntos pessoais. Para isso, use sua conta de e-mail pessoal e preferivelmente fora do horário de expediente.</texto>
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        <titulo>Evite expor sua opinião sobre alguém</titulo>
        <texto>O ideal é que esta pessoa esteja presente ao se falar dela ou de seu trabalho. É aquela velha regrinha de ouro: elogie em público, critique em privado.</texto>
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        <titulo>Não envie correntes no grupo da empresa</titulo>
        <texto>Se você tem um grupo da empresa ou contatos profissionais evite enviar “mensagens correntes”,  pois eles não irão mais dar tanta atenção a suas mensagens.</texto>
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        <titulo>Desapegue um pouco do celular</titulo>
        <texto>Apesar de ele ser indispensável para o mundo dos negócios, você precisa aprender a desapegar, deixe no bolso, sobre a mesa, desative as notificações que acendem a tela e vibram.</texto>
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        <titulo>Dicas para redigir e-mail</titulo>
        <texto>Digitar um texto com letra maiúscula é deselegante, é como falar alto ou gritar com uma pessoa. Além de dificultar a compreensão, o corretor não consegue detectar erros de digitação.</texto>
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        <titulo>Boa convivência com os colegas</titulo>
        <texto>Todo funcionário deve prezar pela boa convivência com os colegas, tentar ficar de bom humor ou tentar não transmitir suas preocupações e problemas para os outros.</texto>
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        <titulo>Códigos de Ética</titulo>
        <texto>A maioria das corporações possuem códigos de ética e de conduta a ser seguido. Procure se informar no lugar em que você trabalha onde pode encontrá-lo e leia com atenção.</texto>
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        <titulo>Tenha  “jogo de cintura”</titulo>
        <texto>Tenha “jogo de cintura” na hora de imprevistos e ouça a opinião dos outros, muitas vezes de opiniões divergentes se chega a um ponto em comum correto. Saiba argumentar e ceder.</texto>
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        <titulo>Organização e Limpeza</titulo>
        <texto>Mantenha o local de trabalho sempre limpo e organizado, principalmente se você divide esse espaço.</texto>
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        <titulo>Respeito</titulo>
        <texto>Respeite os colegas de trabalho, superiores ou subordinados, obedeça às ordens, faça pedidos de maneira educada e não exponha sua vida pessoal ou de outra pessoa.</texto>
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        <titulo>Celulares e Redes Sociais</titulo>
        <texto>Use o celular no modo silencioso ou com toque discreto. Fale ao telefone em tom baixo e moderado e evite ligações pessoais. Não use redes sociais em horários de trabalho.</texto>
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        <titulo>Comunicação</titulo>
        <texto>Cumprimente todas as pessoas que estiverem no local. Demonstre atenção e não se distraia durante a conversa. É preciso tratar as pessoas com igualdade.</texto>
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        <titulo>Flexibilidade</titulo>
        <texto>É preciso aprender a lidar com imprevistos e saber ouvir opiniões divergentes. O profissional que argumenta e busca soluções deve saber também qual é a hora de ceder.</texto>
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        <titulo>Mostre que você se importa</titulo>
        <texto>Este é um princípio geral que se aplica às mais diversas situações cotidianas. A pontualidade é um bom exemplo, mostra empatia, credibilidade e comprometimento.</texto>
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        <titulo>Lembre que o espaço é compartilhado</titulo>
        <texto>Escritórios sem paredes são cada vez mais comuns, o que proíbe certas atitudes. Você pode afetar a concentração dos colegas se comer um lanche com odor forte, por exemplo.</texto>
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        <titulo>Não use a internet como um mundo à parte</titulo>
        <texto>A internet não é um mundo à parte e ninguém está realmente protegido atrás de uma tela. Dentro ou fora da internet, é preciso manter uma postura elegante e respeitar as divergências.</texto>
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        <titulo>Saiba a hora de ouvir, falar e calar</titulo>
        <texto>Oferecer a sua atenção plena é uma atitude cada vez mais rara nos últimos tempos, mas é essencial. Sendo assim tenha consciência dos momentos em que é preciso ouvir, falar ou calar.</texto>
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        <titulo>Antes de uma reunião, socialize-se</titulo>
        <texto>Você está numa reunião com colegas que não conhece tão bem? Em vez de ficar no "casulo", procure interagir de forma leve e agradável com quem está ao seu lado.</texto>
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        <titulo>Aperto de Mão</titulo>
        <texto>Trocar um aperto de mão no mundo corporativo é muito mais complexo do que parece. Há uma regra básica: a pessoa hierarquicamente superior deve sempre iniciar o gesto.</texto>
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        <titulo>Sempre levante para cumprimentar o outro</titulo>
        <texto>Não abandonar a cadeira ao ser apresentado a outra pessoa é, antes de tudo, uma postura mal educada. Levantar-se indica que a sua presença é importante.</texto>
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        <titulo>Gentileza</titulo>
        <texto>Você pode ser gentil segurando a porta para um convidado passar.</texto>
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        <titulo>Guarde o celular</titulo>
        <texto>Deixar o aparelho sobre a mesa de reunião é desaconselhável. É melhor que fique no bolso, para que suas luzes e ruídos não virem fonte de distração.</texto>
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        <titulo>Evite comer em reuniões</titulo>
        <texto>A não ser que se trate de um café da manhã, almoço ou jantar de negócios, é melhor não ingerir nada em reuniões. Porém beber água ou café é permitido.</texto>
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        <titulo>Vá direto ao ponto</titulo>
        <texto>O conselho é simples, mas fundamental: não faça o outro perder tempo. No mundo corporativo, isso significa se comunicar de forma objetiva e concisa.</texto>
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        <titulo>Use o português corretamente</titulo>
        <texto>Evite erros de ortografia e gramática em e-mails corporativos. É importante sempre revisar um texto antes de enviá-lo, corrigindo erros que possam ter sido cometidos por engano.</texto>
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        <titulo>Utilização do E-Mail</titulo>
        <texto>Evite utilizar a ferramenta “responder a todos”, a não ser que necessário</texto>
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        <titulo>Ao receber um favor</titulo>
        <texto>O mínimo que você pode fazer é agradecer. Reconheça que a pessoa gastou do próprio tempo para lhe ajudar e diga ao menos “obrigado”, mantendo um relacionamento saudável.</texto>
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        <titulo>Caso ofenda alguém</titulo>
        <texto>Mesmo que seja sem querer, peça desculpas imediatamente. Não espere para dizer mais tarde, isso só irá fazer com que a pessoa pinte uma imagem negativa de você.</texto>
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        <titulo>Caso não entenda alguma informação</titulo>
        <texto>Imediatamente peça para a pessoa repetir ou lhe explicar novamente. Uma má compreensão pode fazer com que você execute seu trabalho ou tarefa de forma errada.</texto>
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        <titulo>Ao falarem com você</titulo>
        <texto>Responda! Mesmo que para dizer que você não pode falar agora e que vai retornar em breve. É muito mal educado deixar a pessoa esperando indeterminadamente.</texto>
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        <titulo>Se prometer algo, cumpra</titulo>
        <texto>Você não é obrigado a fazer promessas, mas se fizer, faça de tudo para cumpri-las. </texto>
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        <titulo>Ao pedir algo emprestado, devolva</titulo>
        <texto>Não espere até que o dono lhe peça de volta, é sua a obrigação de lembrar. É muito importante ainda devolver o item nas mesmas condições em que foi emprestado.</texto>
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        <titulo>Respeitar os equipamentos</titulo>
        <texto>Os equipamentos do local de trabalho não são só seus. Pode utilizar uma ou outra vez o telefone ou a impressora para fins pessoais, mas nada mais do que isso.</texto>
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        <titulo>Avise em caso de atraso</titulo>
        <texto>Avisar com antecedência do atraso para o trabalho, para uma reunião, etc.</texto>
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        <titulo>Apresentar-se aos presentes</titulo>
        <texto>Se necessitar fazer apresentações elas devem começar pelas pessoas mais importantes na empresa. </texto>
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        <titulo>Não interrompa</titulo>
        <texto>É difícil esperar pela vez de falar e o comentário não se perder no fluxo da conversa mas tente não interromper quem está falando. Levante o braço ou espere por uma pausa.</texto>
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        <titulo>Se comunique corretamente</titulo>
        <texto>Sempre olhe nos olhos, demonstre atenção  no que estão falando, não se distraia durante a conversa e busque estabelecer um diálogo.</texto>
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        <titulo>Evite reclamar</titulo>
        <texto>Reclamar é um hábito e muitas vezes não percebemos o quanto reclamamos, por isso, policie-se. </texto>
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        <titulo>Discussões em Público</titulo>
        <texto>Não discute em público, além de feio é muito constrangedor, tanto para quem está assistindo quanto para quem está participando dela.</texto>
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        <titulo>Evite Gírias e Palavrões</titulo>
        <texto>Lembre-se que, através da sua comunicação verbal, você pode transmitir mensagens positivas ou negativas à empresa em que trabalha e ao público com o qual se comunica.</texto>
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        <titulo>Falar bem</titulo>
        <texto>A maneira de falar é uma das habilidades essenciais no mundo dos negócios. Os profissionais devem tomar cuidados com erros gramaticais, de pronúncia e de vocabulário.</texto>
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        <titulo>Respeite a privacidade alheia</titulo>
        <texto>Não invada ou force sua entrada na privacidade de colegas de trabalho.</texto>
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        <titulo>Tenha boa vontade</titulo>
        <texto>Ser solícito e ajudar seus colegas de trabalho pode render muitos pontos para a sua imagem profissional.</texto>
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        <titulo>Respeite a pausa para o almoço</titulo>
        <texto>Use esse horário para se alimentar e cuidar de assuntos pessoais, e deixe o trabalho de lado durante a pausa.</texto>
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        <titulo>Respeite hierarquias</titulo>
        <texto>É preciso estar bem informado em relação às hierarquias da empresa e respeitá-las, mesmo que não concorde.</texto>
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        <titulo>Agradecimento</titulo>
        <texto>Cuidado para não agradecer em exagero, pois fica parecendo que você está desprotegido ou desesperado. Agradeça uma ou, no máximo, duas vezes durante a conversa. </texto>
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        <titulo>Gestos</titulo>
        <texto>Cuidado com a sua mão ao conversar, é comum pessoas falarem com gestos, mas jamais aponte o dedo em direção ao rosto de um colega, subordinado ou superior.</texto>
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        <titulo>A discrição e saber a hora certa de falar</titulo>
        <texto>A interação no ambiente de trabalho deve ser feita com reservas e respeito. Por isso, é importante não falar alto.</texto>
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        <titulo>Sem derrotismo</titulo>
        <texto>Esqueça frases do tipo: “não dou conta de fazer” ou “é muito difícil”. Em vez de encarnar de antemão o derrotismo, aposte na capacitação para enfrentar desafios profissionais.</texto>
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        <titulo>Tratar muito bem os fornecedores</titulo>
        <texto>Um fornecedor que é bem tratado em uma empresa vai se transformar um propagador positivo dela. </texto>
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        <titulo>Memória Falha </titulo>
        <texto>Ninguém está livre de esquecer o nome da pessoa com quem está falando. Nesses casos, a regra é: esforçar-se para lembrar ou conseguir a informação de alguma maneira.</texto>
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        <titulo>Estrangeiros</titulo>
        <texto>Regras de etiqueta mudam de país para país. O ideal, para quem vai ter contato com profissionais de outros países, é procurar informar-se sobre alguns hábitos culturais dos visitantes. </texto>
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        <titulo>Pratique o seu aperto de mão</titulo>
        <texto>Deve ser firme sem ser agressivo, e com três sacudidas compassadas. Olhe nos olhos da pessoa enquanto a cumprimenta, sorria e ouça.</texto>
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        <titulo>Mantenha uma postura correta</titulo>
        <texto>Não cruze os braços, não se sente de qualquer jeito na cadeira. Ao sentar-se esteja bem acomodado, porém ereto e de forma adequada.</texto>
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        <titulo>Cumprimento</titulo>
        <texto>O beijo no rosto é um cumprimento entre amigos, normalmente não utilizado no meio de negócios. Mas se a outra pessoa for na sua direção, aja com naturalidade.</texto>
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        <titulo>Brindes corporativos</titulo>
        <texto>Um brinde que a empresa oferece é bastante útil no dia a dia, sendo que faz parte da etiqueta no trabalho usá-lo para valorizar a ação da instituição. Jamais use um brinde do concorrente.</texto>
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        <titulo>Confraternização da empresa</titulo>
        <texto>Mesmo que o evento seja bastante descontraído, lembre-se que aquele momento é uma extensão do ambiente de trabalho, devendo maneirar no consumo de bebidas alcoólicas. </texto>
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        <titulo>Posição política</titulo>
        <texto>Sua posição política é sua e por isso tente se manter neutro no local de trabalho. Compartilhar visões partidárias de forma enfática pode ofender alguém, mesmo que indiretamente.</texto>
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        <titulo>Refeições</titulo>
        <texto>Use espaços adequados e reservados para fazer as refeições.</texto>
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        <titulo>Preserve a privacidade de cada um</titulo>
        <texto>Ao entrar em uma sala onde a pessoa estiver ao telefone, volte depois. Pode ser que ela precise de privacidade para falar naquela ligação.</texto>
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        <titulo>Fique atento</titulo>
        <texto>Se alguém próximo estiver em uma ligação, evite falar alto e perto demais da pessoa, pois pode ser que o colega esteja tendo uma ligação importante.</texto>
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        <titulo>Cultive amizades</titulo>
        <texto>Mantenha contato com as pessoas sempre que puder, dentro e fora do ambiente de trabalho, e não somente quando precisar delas. Mostre que você se importa realmente com elas.</texto>
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        <titulo>Faça elogios verdadeiros às pessoas</titulo>
        <texto>Aprenda a enxergar os pontos positivos de cada um e enalteça-os. Mas lembre-se que elogiar não é bajular!</texto>
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        <titulo>Não seja teimoso</titulo>
        <texto>Saiba mudar sua opinião se outra pessoa lhe mostrar argumentos concretos e críveis.</texto>
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